Olá amigos, hoje vou comentar sobre um artigo que vamos preparar para apresentarmos no Congresso Brasileiro de Mamona que irá se realizar em 2012 em Vitória no Espírito Santo. Nesse resumo que vamos apresentar, iremos medir o tamanho das sementes de diversas linhagens da Embrapa Algodão e algumas cultivares em uso atualmente. Com o auxílio de um paquímetro digital vamos fazer as medições do comprimento, largura e espessura das sementes desses genótipos.
O objetivo é avaliar e caracterizar esses genótipos quanto ao comprimento, largura e espessura de suas sementes. O conhecimento dessas características é importante para o dimensionamento e regulagem das máquinas no processo de beneficiamento e de classificação porque existem variações entre as diversas linhagens e cultivares. Outro objetivo é avaliar se existe diferenças no comprimento, largura e espessura das sementes entre os racemos primário, secundário e terciário dessas linhagens em estudo.
Para que isso seja feito é preciso muito trabalho e tempo, aliás, tudo na pesquisa requer tempo, nada acontece da noite para o dia. Então, para aqueles que não sabem como são feitas as pesquisas e muitos pensam que é trabalho simples, vou fazer um cálculo rápido de quantas leituras vamos realizar para que vocês tenham uma idéia. Vamos levar em consideração apenas o comprimento das sementes de apenas uma variedade. Para isso precisamos coletar as medições do comprimento de 100 sementes. Essas leitaras compõe apenas uma repetição e são necessárias mais de uma para que se possa realizar uma análise estatística. Então, para esse trabalho vamos fazer três repetições. Assim, são necessárias 300 leituras para cada cacho e para cada material. Como serão três cachos, em cada variedades serão 900 medições.
Vamos entender: 1 variedade * 1 característica * 100 leituras * 3 repetições * 3 cachos = 900 leituras. No total vamos ter: 20 variedades * 3 características * 100 leituras * 3 repetições * 3 cachos = 54.000 medições. É osso!!!