Olá amigos, hoje vamos comentar um pouco sobre a etapa pós-colheita dos frutos da mamoneira. Porém, antes do beneficiamento que é a retirada da sementes de dentro dos frutos, é necessário que seja feita a secagem dos mesmos. Portanto, vamos falar nessa postagem da secagem e na próxima daremos continuidade com o beneficiamento, mostrando em fotografias algumas máquinas utilizadas nesse processo.
Após a colheita, os frutos são levados para um local apropriado para secar, pois a umidade dos frutos geralmente é alta. A secagem pode ser feita artificialmente ou naturalmente. Como estamos no semiárido e temos sol o ano todo, utilizamos a secagem natural, ou seja, a energia solar para a secagem e que é totalmente grátis.
Na secagem utiliza-se terreiros de chão batido, cimentado ou de alvenaria. Os cachos devem ser espalhados em camadas finas e uniformes e o período é variável a depender da insolação e do teor de umidade dos frutos. Para que haja uma boa secagem é preferível revolver os frutos pelo menos uma vez por dia e ao entardecer amontoá-los e cobrir com uma lona para evitar a umidade da noite.
Temos observado que muitos agricultores tem feito a secagem de forma inadequada, utilizando o próprio terreno onde é cultivado a mamoneira sem nenhum preparo do chão. Esse tipo de secagem pode prejudicar as máquinas utilizadas no beneficiamento, porque junto ao frutos vão muitas sujeiras como pedras e areias, além disso, pode prejudicar a qualidade do óleo das sementes e aumentar a acidez, depreciando o óleo.
A qualidade do óleo na indústria está diretamente ligada aos processos de manejo pelo qual passou a semente nas etapas de produção, beneficiamento e armazenagem. Então, é importante que o agricultor faça uma adequada secagem dos frutos para que se obtenha um beneficiamento melhor, um menor números de frutos "marinheiros", poucas sementes quebradas e uma boa qualidade de óleo.
Não deixem de visitar as fotografias de mamona em nosso panoramio: http://www.panoramio.com/photo/53260235