Na Pesquisa Agrícola

Postagens sobre a pesquisa e o cultivo da mamoneira no semiárido.
Obrigado pela visita, boa leitura e volte sempre.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Preparo do solo


Olá amigos leitores, hoje vamos comentar um pouco sobre o preparo do solo. O preparo do solo é um conjunto de operações que visa propiciar boas condições para o desenvolvimento da cultura. Para isso são utilizados alguns implementos agrícolas como: arado, grade, sulcador, niveladora, etc.
Temos escutado vários relatos de agricultores sobre a degradação dos solos da microrregião de Irecê-BA. Relatam que suas áreas estão compactadas e que nos últimos anos têm-se observado uma diminuição da capacidade produtiva dessas áreas.
O preparo do solo é essencial para o sucesso de uma lavoura de mamona. Objetiva aumentar a aeração do solo e controlar o mato para que as raízes se desenvolvam adequadamente.
Temos constatado que a maioria das práticas agrícolas nessa região são inadequadas. Entre as possíveis causas da compactação e da redução da produção, destacamos o uso inadequado e intensivo de implementos agrícolas por longos anos associados ao monocultivo de culturas que degradam e não fornecem proteção aos solos contra erosão, além de uso de sementes de baixa qualidade.
Nessa balança, ambos os lados são responsáveis. O Estado, por deficiência da assistência técnica e o agricultor por não fazer uso de práticas agrícolas simples como: plantar em curva de nível, eliminar o uso da grade, utilizar adubos orgânicos, etc.
Recomendamos a eliminação da grade aradora no preparo do solo, fazer da rotação de culturas, incorporar de restos culturais ao solo e outras práticas simples como sementes de qualidade, consórcios adequados etc. Apenas a eliminação da grade e a utilização de um subsolador ou sulcador na linha de plantio da mamona já torna visível a diferença no desenvolvimento e na produtividade da mamoneira. Abaixo fotografias com manejo inadequado: consórsio errado, compactação pela grade e erosão: não tem solo que resista.

 
 
 



2 comentários:

Weidy disse...

Ai aiiii, pensava q cuidar de plantas era mais fácil do q de gente...rsrsrrss Estava suuuuper enganada!!!! Obrigada por abrir minha mente!!!! :) Amoooo vc queridooo!!!!

Unknown disse...

Olá, não quero usar herbicidas, uma ideia para diminuir a incidência de ervas daninha.

Vilmário
E-mail: vilmarioalves@yahoo.com.br