Na Pesquisa Agrícola

Postagens sobre a pesquisa e o cultivo da mamoneira no semiárido.
Obrigado pela visita, boa leitura e volte sempre.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Dia de Campo realizado em Lapão

Olá amigos, hoje vamos falar do dia de campo realizado em Lapão - BA sobre a organização do Instituto Brasil em parcerias com outras instituições como a Embrapa Algodão que tem apoiado e participado de todas as capacitações que estão sendo realizadas. Esse evento foi um sucesso e contou com a participação de um grande número de agricultores familiares, técnicos agrícolas e estudandes de cursos técnicos ligados ao cultivo de oleaginosas e produção do biodiesel. Parabenizamos os Engenheiros Agrônomos do Instituto Brasil (Sr. Gleidson e Sr. Jullyan) pelo trabalho que está sendo desenvolvido na microrregião de Irecê de forma integrada com as diversas instituições a exemplo da Embrapa Algodão onde o Sr. Jalmi Guedes tem participado ativamente ministrando várias palestras. Salientamos que é  através do Grupo de Trabalho (GT) do Biodiesel do Pólo de Irecê (na coordenação do Sr. José Antônio) que as decisões são tomadas, assim, as palestras e os dias de campo que foram realizados e os que ainda vão ser realizados foram discurtidos com as instituições que participam do GT.


Nesse dia de campo foram apresentados aos agricultores familiares as três cultivares da Embrapa Algodão adaptada ao semiárido brasileiro: BRS Nordestina, BRS Paraguaçu e a BRS Energia (fotografias abaixo). São cultivares de grande potencial que apresentam tolerância a seca e com produtividade média de 1500 kg por hectare com 500mm de chuva bem distribuído.


BRS Energia
Foram apresentadas aos agricultores familiares algumas inovações: 1. Uma versão aprimorada da caneca colheitadeira de mamona desenvolvida pelo produtor Antônio Aparecido de Minas Gerais.

 2. O Sr. Edmilson do município de Ibititá - BA também apresentou sua invenção: uma plantadeira adubadeira atrelada ao arado, sua invenção irá contribuir para a não compactação dos solos uma vez que o grande problema da compactação é o uso do gradão e o uso de muitos implementos nos cultivos. Além disso, os custos do preparo e plantio será reduzido, tendo em vista que o agricultor só irá fazer uma operação desde o preparo do solo até o plantio, o que se torna bastante acessível ao agricultor familiar que dispõe de poucos recursos.















3. O Sr. Gilson Dourado também apresentou sua descascadora de mamona de baixo custo acessível também ao pequeno agricultor. É uma descascadora que processa qualquer tipo de mamona e que apresenta alta eficiência.
Como podem observar são tecnologias simples, porém de enorme criativadade. Tanto a descascadora como a plantadeira adubadeira são inventos inéditos e os proprietários já detém sua patente. São inventos criativos que falicitam bastante a vida do agricultor no campo.




Nenhum comentário: