Na Pesquisa Agrícola

Postagens sobre a pesquisa e o cultivo da mamoneira no semiárido.
Obrigado pela visita, boa leitura e volte sempre.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dia de campo em Morro do Chapéu

Olá amigos, hoje vamos comentar sobre o dia de campo que foi realizado no município de Morro do Chapéu - BA. Foi um evento onde tivemos grande participação de agricultores familiares interessados em conhecer novos materiais de mamona como a BRS Energia adaptada a microrregião de Irecê.
O dia de campo foi realizado no distrito de Queimada Nova na propriedade do Engenheiro Agrônomo Gleidson Martins. Os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer a BRS Energia sobre o regime de irrigação no qual muitos agricultores ficaram admirados como potencial e precocidade dessa cultivar. Aqueles que não compareceram ao evento podem observar as fotografias e ter uma idéia do bom desenvolvimento da BRS Energia irrigada.
O plantio está com aproximadamente 80 dias de semeado e apresenta um desenvolvimento satisfatório como podemos observar pelas fotografias. Observem que não há um desenvolvimento vegetativo exagerado das plantas, ou seja, quando a água e os adubos são fornecidos as plantas de forma equilibrada e nas quantidades adequadas as plantas de mamoneira passam a produzir sem que haja crescimento demasiado. O importante é que haja produção de frutos e pouco desenvolvimento vegetativo.

O Dia de Campo

O dia de campo teve a organização do Instituto Brasil com o apoio de outras instituições. Os agricultores familiares tiveram a oportunidade de obterem informações e tirarem suas dúvidas sobre o cultivo da mamoneira: como a época de plantio mais adequada, os materiais mais adaptados, o manejo correto dos consórcios e o espamento recomendado para cada cultivar de mamona.

Nenhum comentário: