Na Pesquisa Agrícola

Postagens sobre a pesquisa e o cultivo da mamoneira no semiárido.
Obrigado pela visita, boa leitura e volte sempre.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

As pesquisas!!!

 Olá amigos!!!Há dias não comento sobre o andamento das pesquisas, não é verdade? A explicação é que estamos fazendo um tratablho repetitivo de coletas de dados e por isso pouco temos a acrescentar. Mas, hoje vamos comentar sobre o andamento das pesquisas, dando continuidade as postagens anteriores sobre o andamento das pesquisas. 
Finalmente concluímos a seleção de plantas que apresentaram tolerância ao deficit hídrico, bem como a leitura de todas as características de todos os ensaios. A nova etapa agora é a realização da colheita, que já se encontra em andamento.  Então, como vocês podem observar temos muito trabalho e diversas etapas no desenvolvimento de uma pesquisa científica agrícola. A tomada de dados durante todo o ciclo da cultura da mamona é fundamental para a geração de tecnologias. Esses dados coletados serão transformados em informações preciosas que gerarão novos conhecimentos e retornarão ao agricultor em forma de tecnologia. Então, todos os milhares de números que coletamos isoladamente não significam nada e não servem para nada, exceto para pessoas que tem conhecimentos sobre o assunto. Assim, todos esses milhares de números geram conhecimentos importantes para a sociedade. E assim, são desenvolvidados, por exemplo, novos cultivares.
Falando em obtenção de cultivar, podemos fazer uma observação: é um processo lento seu desenvolvimento. Para que seja obtida é preciso a realização das etapas acima durante vários anos. Começa com a identificação de materiais promissores que apresentam bom comportamento agronômico e com características interessantes ao cultivo como elevada produtividade ou resistência a pragas, etc. Os materiais identificados são avaliados em diferente locais durante vários anos consecutivos. Assim, se o resultado for satisfatório, ou seja, se  o material confirmar sua superioridade, é então aprovado e registrado no Ministério da Agricultura. Daí em diante é multiplicado e liberado para os agricultores. Então, pesquisa requer tempo, disposição e recursos financeiros. Assim, a pesquisa gera conhecimentos que são incorporados ao sistema de cultivo e contribui para o desenvolvimento da sociedade.

Nenhum comentário: