Na Pesquisa Agrícola

Postagens sobre a pesquisa e o cultivo da mamoneira no semiárido.
Obrigado pela visita, boa leitura e volte sempre.

terça-feira, 26 de julho de 2011

As pesquisas!!!!

Olá amigos! Hoje vamos falar um pouco sobre o andamento das pesquisas que estamos conduzindo. Na última postagem sobre o andamento dos experimentos falamos que estávamos na fase de colheita, pois bem, semana passada finalizamos as colheitas de todos os ensaios de pesquisas deste ano. Mas ainda não concluímos todas as tomadas de dados, ainda falta o dado principal que é o de produtividade.
Como podem observar na fotografia acima, temos diversos sacos de carvão vegetal que utilizamos para realizar a colheita das parcelas e assim verificar a produtividade de cada material. Então, nossa próxima etapa é o beneficiamento e depois de realizado todo o beneficiamento passaremos para a leitura da pesagem: pesagem total e peso de 100 sementes; e em seguida tiraremos uma amostra para enviar ao laboratório para a leitura do teor de óleo de cada material. 
O cálculo de produtividade é feito através da estimativa, ou seja, através de regra de três simples. Assim, a produção de cada parcela corresponde a área dessa parcela e daí faz-se a estrapolação para um hectare. Vamos a um exemplo prático: a parcela produziu 3 kg em 10m²
Produção da área da parcela.....................Área útil da parcela
3kg...............................................................10m² = tamanho da parcela
X?.................................................................10.000m² = 1 hectare
X= 10.000x3/10 =====X = 3.000kg/ha
O beneficiamento  também é um processo demorado porque é preciso muito cuidado para não misturar os materiais e também porque são quantidades pequenas o que exige atenção para evitar perda de sementes.  Nas próximas postagens vou comentar sobre a secagem, o beneficiamento e as máquinas utilizadas nessa etapa.
Visitem nossas fotos no panoramio, temos várias fotografias georefenciadas de mamona na microrregião de Irecê: 

Nenhum comentário: