Na Pesquisa Agrícola

Postagens sobre a pesquisa e o cultivo da mamoneira no semiárido.
Obrigado pela visita, boa leitura e volte sempre.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Solos III


Caros leitores, continuando a falar sobre solos, hoje vamos comentar sobre as práticas agrícolas que favorecem o processo da desertificação e da degradação das terras e que devem ser abolidas.
De início vem o desmatamento. Essa prática provoca a perda da biodiversidade, redução da matéria orgânica dos solos, degradação do solo, além de deixar as terras desprotegidas e assim sujeitas à erosão. Também atua no processo de desertificação, nas condições climáticas e hidrográficas.
Subsequente ao desmatamento vem as queimadas. O fogo compacta a terra, destrói a matéria orgânica, acaba com flora e a fauna do solo, além de liberar gás carbônico na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.
Desmatou, queimou, agora vem o preparo do solo que na maioria das vezes é realizado com implementos inadequados http://blognapesquisaagricola.blogspot.com/2011/05/preparo-do-solo.html contribuindo ainda mais para a degradação.
Depois da terra toda prontinha, vem a implantação da cultura. Adivinha? Monocultivo. A monocultura causa desequilíbrio no sistema como um todo e a partir de então começam os problemas. Aumento das pragas e das doenças. Uso irracional cada vez maior de adubos e agroquímicos. Irrigação mal conduzida. Aumento do custo de produção. Diminuição da produtividade. Acho que esse solo já está inutilizado e sendo abandonado. Chega...é triste demais!!!Bom Final de Semana.

Nenhum comentário: