Na Pesquisa Agrícola

Postagens sobre a pesquisa e o cultivo da mamoneira no semiárido.
Obrigado pela visita, boa leitura e volte sempre.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

BRS Energia irrigada

Caros amigos leitores, a escassez de chuvas na maior região produtora de mamona do Brasil - microrregião de Irecê, BA - creio que é de conhecimento da grande maioria, mesmo porque tenho relatado em postagens anteriores. Então,  muitos agricultores estão começando a irrigar mamona dado o bom preço das sementes no mercado atualmente e as grandes decepções com as hortaliças.
Assim, segundo relatos de alguns agricultores, a irrigação de um hectares de tomate ele irriga mais de cinco de mamona e com a garantia que vai produzir bem e vender a um bom preço. Além disso, o investimento com a mamona é pequeno frente as hortaliças. Com o crescente uso da irrigação da mamona também tem crescido a procura pela cultivar BRS Energia que além de precoce é bastante produtiva. Porém, recomendamos cautela porque não é a salvação, tem potencial sim, mas está tendo muitas especulações com relação a sua produtividade.
Na literatura encontramos que a mamoneira para produzir satisfatoriamente precisa de mais de 500mm de água. Pois bem, outro dia eu estava lendo sobre esse assunto e encontrei alguns resumos sobre a BRS Energia irrigada onde o autor estudou lâminas de irrigação entre 500mm a 850mm e concluiu que uma lâmina de 650-700mm foi a que obteve melhor resultado, tendo o crescimento e desenvolvimento mais adequado.
Outro artigo que li falava da frequência da irrigação, nessa publicação o autor concluiu com sua pesquisa que para uma boa produção, a irrigação deveria ser menos frequente, ou seja, irrigar pouco, porém com uma maior lâmina de água. Bom Final de Semana!!!
Visitem nosso panoramio: http://www.panoramio.com/photo/50616784.

Nenhum comentário: