Na Pesquisa Agrícola

Postagens sobre a pesquisa e o cultivo da mamoneira no semiárido.
Obrigado pela visita, boa leitura e volte sempre.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

As pesquisas

Olá amigos, há dias não faço um comentário sobre o andamento das pesquisas. Pois bem, o motivo é porque estamos na fase de coletas de dados. Como falei em outra postagem é uma fase que demanda tempo porque precisamos fazer as leituras em todas plantas de todas as parcelas de todos os experimentos de pesquisas, isso significa passar planta por planta para medir sua altura, seu diâmetro caulinar, contar a quantidade de cachos, medir o tamanho dos cachos etc. Então, não tem muito o que comentar, só muito trabalho repetitivo. Talvez semana que vem finalizaremos boa parte das variáveis. Eu particularmente estarei fazendo uma seleção na linha de cada material para coletar as sementes que comporão os ensaios de pesquisas da próxima safra. 
A escassez de água ainda prejudica a região e assim será até o final do ano; dificilmente choverá. Mas, aqui já está fazendo aquele friozinho danado onde nordestino ao meio dia procura caminhar no meio da rua para pegar um solzinho qualquer que seja. 
Andando pela região percebemos que os cultivos de mamoneira estão bem sofridos  e clamando por chuvas. A mamoneira tolera bem ao deficit hídrico, porém, quando este é bastante prolongado as plantas começam a perder as folhas e a paralisar seu metabolismo para conseguir resistir a esse período de falta dágua. É a adaptação para sobreviver. Um bom final a todos!!!


Nenhum comentário: