Olá amigos, outro dia comentei sobre a capação, prática agrícola não mais necessária nas cultivares em uso atualmente. Hoje vamos falar sobre o desbaste de plantas. O desbaste consiste na eliminação do excesso de plantas nas covas objetivando deixar apenas uma planta por cova.
A não execução dessa prática poderá causa redução da produção. Mas como? Se existe maior número de plantas na área. É verdade, eu sempre faço uma comparação que nos ajuda a atender melhor o que acontece. Suponha que você seja uma pessoa que costuma almoçar todo dia em torno de 400g de comida. Pois bem, se você encontra um amigo que também costuma comer essa mesma quantidade diariamente e não existe comida extra e que vocês terão que dividir essas 400g para vocês dois todos os dias. O que vai acontecer? Ambos vão ficar com fome. Isso é o que acontece com as plantas. Quando elas são cultivadas em uma mesma cova ocorre uma competição bastante intensa por água, luz e nutrientes podendo causar perda na produtividade.
Essa prática de ser realizada entre 20-30 dias após o plantio ou quando as plântulas alcançarem uma altura de 10-12cm. A retirada deve ser feita com cuidado para evitar danificar a planta vizinha. Evitar arracá-las para cima, procurando sempre puxá-las lateralmente. O desbaste deve ser realizado preferencialmente com o solo úmido. Bom final de semana a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário