Olá amigos leitores, estamos de volta após um esse belo feriadão. Espero que todos tenham curtido bastante e dançado muito São João, aquele forrozinho colado bem gostozinho. Mas infelizmente acabou e temos que continuarmos nossos trabalhos. Pois bem ... hoje vou comentar sobre o crescimento e desenvolvimento da mamoneira.
O crescimento é do tipo indeterminado, ou seja, ao germinar a planta cresce verticalmente, sem ramificar lateralmente "esgalhar", até a formação do primeiro cacho. Após a formação do racemo primário surge um ramo lateral que cresce novamente verticalmente até a formação da nova inflorescência e assim surgem outros ramificações cuminando sempre com a formação de um cacho. Ao crescimento dessa estrutura formada dá-se o nome de simpodial. Assim, o crescimento da mamoneira é indeterminado desde que as condições edafoclimáticas sejam favoráveis ao seu crescimento e desenvovimento. São identificado cerca de 12 fases de desenvolvimento desde a germinação até a maturidade do cacho.
Esse é o crescimento de plantas de mamoneira sem a atuação do homem. Hoje, o homem através dos métodos de melhoramneto genético tem realizado modificações em toda a planta de mamoneira de forma a selecionar materiais melhores e mais produtivos ao cultivo do homem. Então muitas cultivares em uso podem apresentar orgonografia diferente, principalmente as cultivares de porte baixo e precoce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário