Na Pesquisa Agrícola

Postagens sobre a pesquisa e o cultivo da mamoneira no semiárido.
Obrigado pela visita, boa leitura e volte sempre.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Doenças na mamoneira


Olá leitores, abordaremos hoje em nossa postagem as doenças que atacam a mamoneira. A mamoneira como qualquer cultura é afetada por vários microrganismos que podem causar doença e reduzir a produção e consequentemente causar prejuízos econômicos.
Para que uma doença ocorra e cause prejuízos econômicos é preciso que as condições climáticas sejam favoráveis. As doenças que afetam a mamoneira são o morfo-cinzento, murcha de fusário, mancha foliar bacteriana, podridão do tronco ou macrophomina, prodridão dos ramos, mancha de cercóspora e mancha de alternária.
Na microrregião de Irecê - BA destacam-se a macrophomina, fusariose e o  morfo-cinzento como as principais. Destacamos que o morfo-cinzento não atinge todos os municípios dessa microrregião, ficando restrito aos locais próximos a chapada. Já a macrophomina e a fusariose está dissiminada em toda a região e poderá no futuro se transformar em um problema sério. Atualmente, temos relatos de áreas já prejudicadas com essas doenças, inclusive já recebemos agricultores preocupados com o aumento de infestação em suas áreas.
O controle químico dessas doenças é caro e na maioria dos casos não compensa. Então, ressaltamos a importância de outras táticas simples, mais baratas e acessíveis aos agricultores para evitar o aumento da intensidade do patógeno. Usar sementes de qualidade, sadias e resistentes aos fungos; tratar as sementes quimicamente antes de plantar; fazer rotação de culturas; eliminar os restos culturais;  evitar usar arado provenientes de áreas com maior infestação, etc. São práticas simples, baratas e acessíveis a todos os produtores.

Nenhum comentário: