Na Pesquisa Agrícola

Postagens sobre a pesquisa e o cultivo da mamoneira no semiárido.
Obrigado pela visita, boa leitura e volte sempre.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

De volta ao trabalho

Como é difícil retornar a rotina depois de um feriado longo e maravilhoso!!!Mas como seria a vida sem trabalho? Seríamos desocupados 24h? Ou a vida seria um paraíso? É uma resposta difícil. O trabalho dá dignidade ao homem ao mesmo tempo que 'escraviza". Vamos deixar isso pra lá e falar de pesquisa agrícola, do andamento de nossos experimentos.
Hoje não fui ao campo avaliar as plantinhas, fiquei no escritório resolvendo questões burocráticas. Uma delas é procurar empresas que prestem serviços rurais para licitá-las. Atualmente no Brasil a mão de obra está cada vez mais cara e mais rara. Aliada a isso, as empresas públicas não podem fazer contratações de operários rurais diretamente. Tudo tem que ser feito através de pregões. O problema é que esse tipo de empresa que presta esse serviço é raro. Então, temos que identificar essas empresas e convidá-las a participar das licitações.
No cultivo da mamoneira, o custo de produção é variável e depende do manejo utilizado. Ao visitarmos a maior região produtora de mamona no Brasil, constatamos diferentes tipos de manejo, o que dificulta o cálculo com exatidão de seu custo de produção. Para tentar calcular o custo final da mamoneira é preciso avaliar diversos componentes isoladamente como: a tecnologia de plantio (mecanizado, matraca ou manual) e de capinas (manual, tratorizada, tração animal,  mista ou com uso de herbicidas). Existem ainda diversas outras variáveis envolvidas.
Em nossos ensaios de pesquisa tudo é feito manualmente, isso encarece mais ainda e precisamos de muita mão-de-obra, principalmente nos plantios, nas capinas e nas colheitas. A capina é um dos principais custos de produção da mamona. Pode ser feito com a enxada, com  o auxílio de cultivadores a tração animal ou tratorizado e misto. O controle das ervas daninhas com o uso de herbicidas ainda é raro. Apesar de que já exista herbicida específico para a mamoneira, porém alguns não são registrados, então não podemos fazer uso. Essa operação é repetida tantas vezes sejam necessárias, no geral, duas ou três vezes é o suficiente.

Quantidade de pessoas para capinar um hectare:
- capinas a enxada: 12 a 16 dia.homem/ha
- capina com cultivador a tração animal: 2 dia.homem.animal/ha + 5 dia.homem/ha para retoques a enxada
- capina com cultivador tratorizado: 2 hora.máquina/ha + 5 dia.homem/ha para retoques a enxada
O custo com a colheita é influenciado pela produção da planta e pela cultivar. Cultivares semi-indeiscentes o custo é maior em virtude de se fazer essa operação várias vezes. As cultivares indeiscentes têm um custo menor de colheita, seja manual ou mecanizada, por permitir uma  ou duas coleta durante todo o ciclo.
Quantidade de pessoas para colheita:
- colheita manual: 5 a 15 dia.homem/ha


Nenhum comentário: