Na Pesquisa Agrícola

Postagens sobre a pesquisa e o cultivo da mamoneira no semiárido.
Obrigado pela visita, boa leitura e volte sempre.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O trabalho

Bem amigos, não sou aquele cientísta do qual falei na primeira postagem e nem tenho função de pesquisador, apesar de ter formação para isso. Mas, ao prestar concurso na época, a vaga que eu poderia concorrer seria a de gerenciamento de campos experimentais. Para quem não sabe o que é um campo experimental, o próprio nome já dá uma idéia: são pesquisas/experimentos realizados em campo.  Pois bem, campos experimentais são os locais ou fazendas onde são desenvolvidas as pesquisas de campo.
Hoje trabalho em um desses campos e sou responsável pelo gerenciamento e condução das pesquisas científicas, sobretudo a de melhoramento genético da mamoneira para o semiárido. Dou suporte aos pesquisadores em suas pesquisas, implantando, conduzindo e fazendo a tomada de dados, além do gerenciamento financeiro. Como minha equipe é bem reduzida, composta apenas de  dois assistentes para o campo, eu preciso me virar e fazer de tudo, das questões burocráticas às tomadas de dados em campo, além de publicar artigos. Também faço a parte de transferência de tecnologia, uma área bem interessante porque é através da transferência de tecnologia que os usuários finais (no meu caso agricultores) tem conhecimento das tecnologias geradas pelos pesquisadores. Trabalhar em um campo experimental é muito bom, imagine só na tranquilidade e no contato direto com a natureza, onde você trabalha ao som do canto dos pássaros, é a vida do interior. Por outro lado, você fica privado das coisas da cidade grande como os shoppings, cinemas, praias, etc.. Essa coisas boas ficam a 500km de onde estou, mas tudo bem, são apenas 8h de bus, já estou acostumado.

Abaixo deixo fotografias de experimentos de campo com a mamoneira.


Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei..:)