Na Pesquisa Agrícola

Postagens sobre a pesquisa e o cultivo da mamoneira no semiárido.
Obrigado pela visita, boa leitura e volte sempre.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Projeto de Transferência de Tecnologia

Hoje recebi o e-mail da sede informando que posso fazer a distribuição do orçamento do projeto que aprovei para transferência de tecnologia para a agricultura familiar. Esse é meu primeiro projeto aprovado e não é nada fácil usar uma ferramenta pela primeira vez, então estou tendo um pouco de dificuldade, mas vou fazer direitinho. 
Em uma postagem anterior escrevi um parágrafo sobre transferência de tecnologia, onde comentei que existe necessidade de intensificar ações de transferência de tecnologia. Vejo que em todo Brasil existe carência de assistência técnica, principalmente para os agricultores com mão-de-obra familiar "agricultura familiar". As instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural existem em todo o país. Não sei porque não funcionam como deveriam funcionar, talvez o modelo deva ser modificado. O certo é a agricultura familiar carece de assistência técnica. Então, resolvi elaborar um projeto de transferência de tecnologia com o objetivo de capacitar técnicos e agricultores familiares que cultivam algodão e mamona no Nordeste brasileiro.

Nosso objetivo:
  • Transferir tecnologia e conhecimento sobre os sistemas produtivos das culturas do algodão colorido e da mamona na agricultura familiar e capacitar técnicos da extenção rural e agricultores familiares em seus cultivos para fortalecer a agricultura familiar do semiárido brasileiro, contribuindo para a geração de renda e aumento da produtividade.
  • Validar sistema de cultivo do algodão e da mamona junto aos agricultores familiares do nordeste brasileiro através de Unidades de Teste e Demonstração (UTDs).
  • Promover, organizar e realizar cursos, seminários, palestras e dias de campo para agricultores familiares, técnicos agrícolas e agentes envolvidos nesses agronegócios.
Abaixo fotografias de eventos realizado em 2010.













      Nenhum comentário: