Olá amigos, semana passada quase finalizamos as leituras das váriaveis de nossos experimentos, faltando apenas a contagem do número de cápsulas de alguns ensaios. Essa característica é uma das mais demoradas. A contagem de cápsulas ou de frutos refere-se a contagem do número de frutos de todo o racemo. Em cada planta fazemos essa leitura nos racemos primários, secundário e terciário. Então, haja tempo e preparo físico para a realização dessa característica. Preparo físico porque você precisa está o tempo todo se abaixando, levantando e caminhando.
Nessa semana, além de continuarmos na contagem de frutos, vamos realizar também a seleção de plantas que apresentam resistência a seca e a doenças para continuarmos a avaliação dessas progênies no próximo ano. Esse ano está sendo um bom ano para fazermos essa seleção. A última chuva ocorreu no 13 de março e de lá pra cá só um sol castigante até a última semana de semana de maio. A partir daí a temperatura caiu e começou a fazer um friozinho, porém nada de chuva.
Nessa seleção observamos a uniformidade das plantas, a resistência a seca e a doenças. Na uniformidade procuramos selecionar apenas aquelas mais semelhantes possível, depois observamos quais plantas ainda permanecem vivas e dessas quais não estão atacadas por alguma doença. Além disso, ainda verificamos a precocidade da planta, pois também eliminamos as plantas tardias.
Assim é o nosso dia a dia, o dia a dia de um pesquisador que trabalha com melhoramento genético. Até um material genético virar uma cultivar haja tempo, trabalho e estudo. Quando é lançada uma nova cultivar era também para fazermos uma festa porque por trás dessa cultivar está um trabalho árduo, tanto físico com intelectualmente. Uma boa semana a todos!!!
Um comentário:
Vamos sim fazer essa festa a cada nova Cultivar!!!! rsrsrsrrs Vc é demais, queridooo!!!! Um Beijo grandeee!!!Parabéns pelo seu trabalho realizado com tanta dedicação!!!! Vc é um orgulho pra mim!!!!
Postar um comentário