Caros colegas, infelizmente perdemos a postagem do dia 12.05.11, aconteceu um problema com o blogger e nosso arquivo desapareceu, aliás não só o meu mais o de muitos blogueiros. É uma pena, mas vou procurar relembrar o que escrevi e colocar nessa postagem.
Os nossos ensaios de pesquisas estão bastante prejudicados por ausência de chuvas na região. Isso todos já sabem. A última chuva na microrregião de Irecê-BA foi dia 13.03.11. Apesar de a mamoneira apresentar resistência a seca, ser vivo nenhum sobrevive sem água. Mas apesar dessa seca nos prejudicar bastante, não tem nada perdido...Nem tudo está perdido.
Ontem recebemos dois pesquisadores renomados da Embrapa Algodão no melhoramento genético da mamoneira que são os responsáveis pelo desenvolvimento e lançamento das cultivares de mamona. Então foi um dia corrido, em que tivemos que passar em cada experimento para fazer as avaliações. É uma troca de experiência bem satisfatória, onde a teoria se encontra com a prática.
A seca que prejudica nossos experimentos também nos proporciona uma oportunidade. É verdade, verdadeira. Mas como pode? Vejam só. Essa é uma oportunidade de selecionarmos plantas mais tolerantes ao estresse hídrico. Claro que nosso objetivo anterior era avaliar principalmente a produção, mas com essa estiagem; vamos mudar o nosso objetivo e passar a focar na seleção de plantas resistentes a seca. Então queridas plantinhas, sejam fortes, porque somente as fortes sobreviverão e a recompensa será de sua descendência. É a lei da natureza, seleção natural...mas nos ensaios, a seleção será realizada por mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário