Olá amigos! Hoje vou abordar um assunto que vem sendo bastante demandado: sementes. O uso de sementes de qualidade e de uma cultivar adaptada à região é uma das tecnologias mais simples, barata e que possibilita a obtenção de uma produtividade maior. A maior região produtora de mamona do Brasil (Irecê-BA) está com suas terras infestadas por algumas doenças (macrophomina, fusário, etc) resultado de anos de cultivo do feijão, uso dos mesmos implementos agrícolas em várias propriedades e uso de sementes adquiridas no mercado local e infestadas. Tudo isso facilita a dissiminação das doenças. Porém, essas doenças não são ainda um fator limitante para a produção de mamona nessa região. Contudo, a infestação continua aumentando e já estamos recebendo relatos de agricultores em que suas roças já estão sendo prejudicadas com algumas dessas doenças, principalmente, macrophomina e fusariose.
A semente deve ser adquirida de uma instituição ou de um produtor idôneo registrado no Ministério da Agricultura. Mas por quê? Meu vizinho é uma pessoa séria, não posso comprar dele? Ele me vende até mais barato. Bem amigo; essa dúvida é de muitos agricultores. Então vamos lá. Primeiro, existe uma diferença grande entre o que é semente e o que é grão. Segundo, quando você compra “semente” de seu vizinho, ela vem misturada, com doenças, você não saber o poder germinativo e a pureza varietal e também não se conhece a produção do material. São muitos os problemas. Terceiro, quando você adquire semente de uma fonte idônea, é conhecida a qualidade e fiscalizada pelo MAPA. Existe uma lei específica para a produção de sementes com os critérios estabelecidos para as diversas culturas. Os custos para produzir sementes são maiores e por isso o preço é maior. Já o seu vizinho está lhe vendendo grão como semente.
Aos agricultores em geral, recomendamos que adquira sementes de fontes confiáveis e que faça um tratamento químico nas sementes antes do plantio contra doenças. Uma fonte confiável que recomendamos para compra de sementes de mamona é Embrapa Algodão (83) 3182-4300. Uma semente de qualidade diminui o risco de insucesso da produção. Um ótimo final de semana!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário