Na Pesquisa Agrícola

Postagens sobre a pesquisa e o cultivo da mamoneira no semiárido.
Obrigado pela visita, boa leitura e volte sempre.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mamona Irrigada

Caros amigos, ultimamente temos recebido visitas de pessoas envolvidas no agronegócio mamona a procurar de informações sobre o cultivo irrigado da mamoneira na microrregião de Irecê-BA. Então, hoje vamos postar algumas informações sobre a mamoneira irrigada. Após a implantação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, a mamoneira passou a ter incentivos do Governo Federal. Assim, o preço da baga foi regularizado com a política do preço mínimo, dando segurança ao agricultor e garantindo renda mais justa ao plantadores de mamona.
Atualmente, o preço dessa oleaginosa está em alta no mercado e muitos agricultores estão fazendo uso da irrigação nessa cultura. As informações na literatura sobre o cultivo irrigado da mamoneira no semiário são escassas e localizadas em algumas regiões. Então, o que vou escrever aqui são informações baseadas nas observações realizadas e experiências adquiridas ao londo de nossa vida profissional trabalhando com a mamona. Nesse tempo temos visitado pequenos e grandes cultivos irrigados e com diversas variedades.
As cultivares desenvolvidas para o semiárido são para regime de sequeiro, porém, podem ser irrigadas. O custo de investimentos é alto, então, práticas adequadas de manejo são fundamentais para reduzir os custos. O manejo de água e adubação deve ser bem planejados, porque a mamoneira responde bem a esses dois itens e pode prejudicar a produção quando utilizados inadequadamente.
É preciso maiores pesquisas para desenvolver um sistema de cultivo irrigado para a mamoneira. Temos observado sistemas de irrigação desde pivô central até microgotejamento e com espaçamento desde 1,0m x 1,0m até 8,0m x 3,0m. Esse é um assunto que gera muita discussão entre os agricultores (ver vídeo postado anteriormente) e nós da pesquisa não temos um sistema que possamos recomendar, mesmo porque o semiárido apresenta uma heterogeneidade de solo muito grande. Para não deixar esta postagem muito grande, vou encerrar por aqui e na próxima falarei sobre o cultivo irrigado na microrregião de Irecê-BA, responsável por aproximadamente 80% da produção nacional. 

Cultivo BRS Energia - Pivô Central

5 comentários:

Anônimo disse...

Recentemente plantei 6 hectares da mamona Brs energia.
Só que na terra que plantei estava cheia de semente de pastos.
Agora as mamonas esta crescendo e as gramas de pasto tambem.
Como faço para eliminar essas gramas de pasto,sem prejudicar as mamonas?

Unknown disse...

Onde consigo a semente festa mamona

Unknown disse...

Quero plantar a variedade irrigada, quantos l por planta/dia?

Unknown disse...

E-mail ramonphn2015@gmail.com
Tenho interesse em cultivar mamona .

Unknown disse...

Estou cultivando mamona irrigando, que adubos devo usar durante o ciclo variedade precosce Brs energia.