Na Pesquisa Agrícola

Postagens sobre a pesquisa e o cultivo da mamoneira no semiárido.
Obrigado pela visita, boa leitura e volte sempre.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Visita Técnica

Olá amigos, hoje foi um dia inteiro dedicado a uma visita técnica com vários presidentes de associações, secretários de agricultura, empresa de extensão rural e outras instituições, a três propriedades que cultivam mamona para discurtirmos e avaliarmos os diferentes manejos com a cultura da mamona. O objetivo de município de São Gabriel é incentivar o cultivo da mamoneira irrigado na agricultura familiar (no máximo 3-4 hectare por agricultor) através de assistência técnica e crédito incentivado. 
Fomos convidados para acompanhar, falar e discurtir sobre o sistema de cultivo da mamoneira. Visitamos três propriedades, cada uma com seu manejo. Como já falei em outra postagem, cada agricultor utiliza um manejo diferente. Dessas propriedades duas foram irrigadas e uma de sequeiro. As cultivares utilizadas no sistema irrigado foram a BRS Nordestina  e um material da EBDA ainda não registrado. No sistema de sequeiro visitamos um campo com a cultivar BRS Nordestina. No decorrer da próxima semana postarei mais detalhes dessa visita técnica  onde todos saem ganhando com a troca de experiências.
Ao final do dia visitamos uma Unidade Demonstrativa onde consta três cultivares diferentes: BRS Paraguaçu, MPB 01 (Material da EBDA) e a BRS Energia em sistema de sequeiro. Essas cultivares foram implantadas com e sem adubação. O que mais chamou atenção de todos foi o cultivo da cultivar BRS Energia. Temos uma postagem falando dessa cultivar, visite nossos arquivos e saiba mais detalhes dessa cultivar.
Vou deixar as fotografias para serem postadas nas postagens da próxima semana quando darei mais detalhes dessa visita técnica. Porém, deixo um vídeo mostrando o cultivo da mamoneira. Um bom final de semana a todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pelas informações do blog. Sou agrônomo aqui na região e gostaria de acompanhá-lo em alguma visita nas áreas de campo. Franklin F. Silva - franklinagronomo@hotmail.com