Na Pesquisa Agrícola

Postagens sobre a pesquisa e o cultivo da mamoneira no semiárido.
Obrigado pela visita, boa leitura e volte sempre.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

IDENTIFICANDO AMOSTRAS

Olá amigos, espero que tenham tido um bom final de semana. Mais um mês se foi e logo outro já  está começando nos lembrando de trabalho...Dia do Trabalhador...Então, maio promete ser um mês de muito trabalho. E a gente já começa com toda força depois desse feriado..lembrem-se, ontem foi 1º de maio...pois é...pois é, FERIADO. Maio é um mês especial...especial por ser dedicado a Maria, mãe do filho de Deus...especial porque é o mês de aniversário de minha esposa amada...especial porque se comemora o dia das mães...Nossa Senhora de Fátima...enfim, é um mês muito mais que especial.
Já no início dessa segunda-feira, nosso trabalho já está a todo vapor com a coleta de dados de nossos experimentos. A pesquisa é assim, não para. Hoje estamos coletando as folhas da mamoneira de nossos ensaios com adubação para enviar ao laboratório para fazer as análises bromatológicas. Parece ser um trabalhozinho bobo, mas dá um trabalho. Semana passada fizemos toda a coleta que constou de duas folhas por planta na parte intermediária e na área central de cada parcela. Depois colocamos em sacos de papel e deixamos ao sol para secar. Verdade, deixamos ao sol. A única área do Brasil que não chove é aqui. rsrsrs Você liga a TV e na hora da previsão você vê um solzinho bem para o lado oeste da Bahia. Pois é, ficam ali nossas pesquisas. As plantinhas de mamoma estão chorando pedindo a São José uma gota de água e que Ele compartilhe as chuvas que estão acontecendo na região litorrânea. Pelo jeito como está a região, vou ver as plantinhas morrendo nesses dias, mesmo sendo a mamoneira resistente ao déficit hídrico. 
Depois de alguns dias de sol as folhas já estão secas e agora estamos fazendo a identificação e colocando em embalagem apropriada para enviar ao laboratório. É uma fase que exije bastante atenção, pois a identificação errada de qualquer parcela compromete toda a análise. Atenção é uma palavra que se deve observar o tempo todo durante qualquer fase do experimento, porque qualquer erro mínimo poderá comprometer e perder todo o trabalho de pesquisa. Essa semana vamos fazer a colheita de nossa vitrine tecnológica de 2011, no decorrer da semana abordarei o assunto colheita. Bom mês de maio a todos.
Coleta

Nenhum comentário: