Olá amigos, temos comentado que nosso objetivo maior com as pesquisas é o melhoramento genético da cultura da mamoneira, ou seja, busca por novas variedades para o semiárido. No geral, o melhoramento genético da mamoneira objetiva o aumento da produtividade. Além disso, procuramos desenvolver variedades adaptadas as condições do Nordeste brasileiro.
A precocidade é outra característica que se busca porque nosso período chuvoso é curto e assim procuramos desenvolver novas cultivares em que o ciclo se encaixe dentro do curto período de precipitação pluvial. Também se busca reduzir o porte da planta para facilitar a colheita manual e/ou adaptar a algumas colheitadeira existentes.
O grau de deiscência do fruto (abertura do fruto) que é comum na maioria das cultivares é outra característica que estamos trabalhando para eliminar. As novas cultivares já são indeiscentes (na estralam). A vantagem é a diminuição com o custo com a mão-de-obra, enquanto na cultivares semi-indeiscente você precisa está colhendo semanalmente, as cultivares indeiscentes você espera que todos os cachos fiquem secos para realizar a colheita. Além disso, a qualidade do óleo é melhor porque não se colhe frutos imaturos como acontece com os frutos semi-indeiscentes. Outras características importante e desejável é a obtenção de cultivares com maior teor de óleo (acima de 50%) e resitentes a pragas e doenças.
Vislumbramos uma planta ideal que apresentem elevada produtividade, precoce, porte baixo, alto teor de óleo na semente, tolerante a seca e resistente a pragas e doenças, etc. Mas isso é um sonho. E este sonho é construido passo a passo e quem sabe um dia o homem consiga extrair o potencial teórico de produtividade de uma cultura.
Cultivar Indeiscente - Frutos não "estralam" |
Cultivar semi-indeiscente - Frutos se abrem |
Nenhum comentário:
Postar um comentário