Na Pesquisa Agrícola

Postagens sobre a pesquisa e o cultivo da mamoneira no semiárido.
Obrigado pela visita, boa leitura e volte sempre.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sustentabilidade da mamoneira

Olá amigos, continuando a falar da microrregião de Irecê, temos constatado que a mamoneira é a única cultura de sequeiro que ainda produz. Nossa observação, ao longo de quatro anos convivendo nessa região é de que aquele agricultor que faz opção em cultivar outra cultura tem tido safras frustadas. 
O feijão que outrora movimentava a região e que deu o slogam a Irecê de capital do feijão ficou apenas na lembrança, porque atualmente já não se produz mais feijão. O milho que também é bastante cultivado em toda a região tornou-se uma aventura cultivá-lo em sequeiro. Durante esses quatro anos convivendo de perto com essa região podemos afirmar que apenas a mamoneira tem suportado as mudanças climáticas que vem ocorrendo. Mesmo assim, vimos na postagem anterior que muitos municípios reduziram a produtividade da mamoneira.
Caros leitores, quero dizer com isso que precisamos investir em capacitação tanto dos técnicos como dos agricultores para que a cultura da mamona continue gerando renda nessa região que tem mais de 80% de agricultores familiares e que dependem do cultivo dessa oleaginosa. E nesse ponto ressaltamos a importância das cooperativas de agricultores. Serão elas com a cooperação das instituições federais, estaduais, ONGs e sociedade civil que poderão tornar o sistema de cultivo da mamoneira sustentável nessa grande microrregião de Irecê. E assim, não deixar acontecer como aconteceu com a cultura do feijão: produção zero.
Ressaltamos que tecnologias disponíveis existem. Então, vamos investir em ações de transferência de tecnologias. É nesso ponto que consideramos que as cooperativas devem realizar um papel fundamental na construção de uma base sólida para fortalecer a agricultura familiar e tornar o cultivo da mamoneira sustentável.

Nenhum comentário: